A Lenda

“Uma antiga lenda hindu nos conta que houve uma época onde todos os homens eram deuses. No entanto, eles abusaram a tal ponto de sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, decidiu suspender-lhes o poder divino e escondê-lo em um lugar onde lhes seria impossível descobri-lo.

O grande problema foi então o de encontrar um esconderijo. Quando os deuses menores foram convocados a um conselho para resolver esse problema, eles propuseram o seguinte:

“Enterremos a divindade do homem na terra”.

Brahma respondeu: “Não, isto não é suficiente, pois o homem cavará e a encontrará”. Então os deuses replicaram: “Nesse caso, joguemos a divindade no mais profundo dos oceanos”. Mas, novamente Brahma respondeu:

“Não, pois mais cedo ou mais tarde o homem explorará as profundezas de todos os oceanos e é certo que um dia ele a achará e a trará à superfície”.

Diante disso, os deuses menores concluíram: “Nós não sabemos onde escondê-la porque não parece existir na terra ou no mar um lugar onde o homem não possa alcançá-la um dia”.

Então Brahma disse:

“Eis o que faremos com a divindade do homem: nós a esconderemos no mais profundo dele mesmo, pois o único lugar onde jamais pensará em procurar”.     

Depois desse tempo, conclui a lenda, o homem deu a volta ao mundo, escalou, mergulhou e cavou à procura de algo que se encontra nele mesmo”.

 

Do livro - ANDROGONIA - O que o homem é.

Swami Sarvananda

Sarvas Ananda - 2009 - Todos os Direitos Reservados ©
contato@sarvasananda.com.br